O Relatório anual 2019 foi produzido com José Eduardo Carneiro Queiroz em vida, que escreveu um artigo sobre o contexto trazido pela pandemia da Covid-19 e seu olhar sobre o futuro do escritório após o momento de crise. Publicamos o conteúdo em respeito à sua memória e como forma de homenageá-lo.

Um olhar para o futuro

Vamos aprender com novas formas de trabalho, com flexibilidades para as quais ainda não tínhamos atentado e com tecnologias que permitirão novos equilíbrios em nossas vidas.

Escrevo esse texto para o nosso Relatório Anual 2019 em um contexto muito diferente daquele que imaginávamos ser o cenário de 2020. Nosso Relatório Anual é o principal documento por meio do qual contamos o que fazemos ano após ano e damos visibilidade sobre nossas iniciativas e sobre como estamos pensando o escritório. Nesse relatório, buscamos falar sobre como foi o ano passado, mas seria desconexo não mencionar o cenário que todos nós estamos atravessando no presente momento.

Desde o primeiro trimestre de 2020, passamos pelo grande desafio de lidar com uma emergência de saúde de escala global e sem precedentes para atuais gerações. Há contornos pessoais, profissionais e sociais nesse episódio. Para falar desse momento, é preciso começar lembrando das vidas perdidas e da dor causada por essas perdas. Enquanto escrevo, nosso país já ultrapassou a marca dos 57 mil mortos. E o número ainda pode aumentar de maneira expressiva. Acima de tudo, temos que nos solidarizar com aqueles que foram diretamente afetados e buscar acolhê-los da melhor forma possível. Também salta aos olhos, em uma análise rápida dessa tragédia, como ela impacta de forma muito diferente os mais vulneráveis. As pessoas mais afetadas são as que não têm acesso à elementos básicos, tais como: saúde, educação, saneamento, segurança, moradia e trabalho.

Há também um impacto negativo na economia que é muito grande e que poderá se estender por um tempo longo. Será preciso pensar como lidar com esses impactos para que nosso país, suas empresas e os profissionais que estão nela inseridos tenham condições de sair mais rapidamente desse cenário difícil e recessivo e voltem para uma rota de crescimento.

Sempre que se enfrenta uma crise, tudo o que fizemos antes dela tem seu efeito potencializado. Para o bem ou para o mal. Felizmente, vejo que muito do que temos feito no escritório nos últimos anos, tem nos ajudado a navegar por esse momento delicado de forma mais tranquila. Nossos valores permeando todas as atividades e um escritório no qual contamos com sócios e profissionais fortemente engajados também tem sido extremamente valioso para mantermos o nosso padrão em tudo o que fazemos. Conseguimos mudar para um modelo de operação completamente remoto, mantendo a mesma qualidade de atendimento aos nossos clientes, mas priorizando a saúde e a segurança de todos os nossos profissionais. Mesmo com a dificuldade de não se ter a possibilidade do contato presencial, estamos mais engajados em nos comunicar. Com nossos clientes, nossos profissionais e com os demais stakeholders. Isso nos deu grande agilidade e capacidade de adaptação. Estamos nos esforçando para mais do que nunca ouvir nossos clientes e entender como podemos efetivamente ter uma atuação que contribua com o desafio que todos eles também estão enfrentando.

Além disso, redirecionamos uma série de esforços nossos para melhor contribuirmos com a sociedade nesse momento de passagem pela crise. Focamos nossa atuação da advocacia pro bono e as iniciativas de responsabilidade social para ajudar em ações que contribuam com a sociedade brasileira diante do cenário da crise sanitária mundial.

E o que teremos aprendido quando tudo isso passar? Penso que, para quem estiver atento e aberto, muitas coisas. Antes de mais nada, que tudo está interconectado. Vivemos num mesmo planeta, somos todos seres humanos e compartilhamos dos mesmos anseios e medos. Somos frágeis e a fragilidade humana só pode ser mitigada se pensarmos o todo, o coletivo. Viver em bolhas ou acreditar que estamos protegidos se mostrou um conceito impossível. Precisamos pensar melhor essas interconexões e ter um olhar para o todo.

Mas também vamos aprender com novas formas de trabalho, com flexibilidades para as quais ainda não tínhamos atentado e com tecnologias que permitirão novos equilíbrios em nossas vidas.

Como escritório, continuamos firmes em nosso projeto de construir um modelo que atenda os clientes com um altíssimo nível de excelência, em todas as áreas de atuação que podemos ter. Um escritório em constante crescimento, a partir da mentalidade de atração de talentos e retenção de pessoas, que aqui encontram oportunidades ilimitadas para o seu desenvolvimento. Um DNA empreendedor e inovador e que cada vez mais quer contribuir e retribuir para o seu entorno por uma sociedade melhor.

José Eduardo Queiroz

|
|