Relacionamento internacional fomenta atuação do escritório enquanto hub de negócios

Relacionamento internacional fomenta atuação do escritório enquanto hub de negócios

Mattos Filho apresenta aos seus clientes segurança jurídica e conhecimento do mercado para se desenvolverem no Brasil

Mattos Filho apresenta aos seus clientes segurança jurídica e conhecimento do mercado para se desenvolverem no Brasil

Em 2019, fomos constantemente consultados por empresas que não atuavam ou não tinham interesse em investir no Brasil, e que, ao verem a mudança de cenário, nos consultaram para entender o ambiente de negócios, o melhor jeito de investir.


Amadeu Ribeiro
Sócio-residente de Nova Iorque

Como parte de sua estratégia, o Mattos Filho trabalha na construção de relacionamentos de longo prazo com empresas multinacionais e parceiros ao redor do mundo. O modelo de operação, além de trazer aprendizado constante e articulação em nível global, permite manter um olhar amplo para as oportunidades de colaboração com empresas, investidores e parceiros que pretendem expandir seus negócios em solo brasileiro.

Com presença física nos Estados Unidos e Reino Unido, o Mattos Filho reafirma a importância de estar próximo ao cliente para uma atuação articulada entre os players envolvidos em cada demanda. “Temos a oportunidade de estabelecer contato direto com matrizes de empresas e grupos com atividades no Brasil. Além disso, ganhamos evidência junto a organizações que porventura ainda não operem no país, já que estamos presentes nos espaços das câmaras de comércio no exterior, que funcionam como porta de entrada para entender o mercado local”, detalha Rodrigo Figueiredo, sócio-residente do escritório de Londres.

A presença internacional trouxe para o Mattos Filho um entendimento profundo sobre como colaborar efetivamente com clientes de diferentes localidades e traduzir de maneira única a legislação e o direito brasileiro. “Nos tornamos sofisticados no relacionamento com os grandes grupos estrangeiros, pois nossa imersão nas culturas locais nos permite desenvolver cada vez mais o senso de efetividade do que é estratégico e prioritário para eles”, complementa Rodrigo.

Ainda que nossa atuação seja no âmbito da lei brasileira do ponto vista internacional, nosso protagonismo permite liderar projetos de amplitude regional.


Paula Vieira
Sócia de Societário/M&A

Quando se pensa em relacionamentos, nada é mais valioso que um cliente, independentemente de sua nacionalidade, tenha familiaridade e confie nos profissionais que o estão assessorando. A partir desse entendimento, o Mattos Filho mantém grupos multidisciplinares formados por profissionais que possuem amplo conhecimento da cultura e do mercado em diversos países, entre eles Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Japão, Portugal, Reino Unido e América Latina.

Além disso, o escritório está presente em uma série de iniciativas, como a atuação junto a grupos brasileiros que fomentam relações comerciais internacionais, participação e organização de eventos sobre a legislação nacional e encontros recorrentes com players do mercado.

Segundo Amadeu Ribeiro, sócio-residente do escritório de Nova Iorque, a presença internacional é resultado de um esforço coletivo que envolve inúmeras frentes e equipes do Mattos Filho. “A partir do trabalho de advogados com afinidade cultural, conhecimento especializado em temas de interesse para diferentes mercados e experiência profissional efetiva no atendimento a grupos empresariais de diversas nacionalidades, somos capazes de entregar um atendimento único e de excelência”, detalha.

A presença internacional é um pilar estratégico do Mattos Filho que gera também oportunidades no atendimento a clientes em demandas regionais. Paula Vieira, sócia de Societário/M&A, que lidera o grupo multidisciplinar focado em América Latina, explica: “Ainda que nossa atuação seja no âmbito da lei brasileira do ponto vista internacional, nosso protagonismo permite liderar projetos de amplitude regional”, afirma.

Avanços na segurança jurídica brasileira podem cooperar para retomadas

Avanços na segurança jurídica brasileira podem cooperar para retomadas

Nos tornamos sofisticados no relacionamento com os grandes grupos estrangeiros, pois nossa imersão nas culturas locais nos permite desenvolver cada vez mais o senso de efetividade do que é estratégico e prioritário para eles.


Rodrigo Figueiredo
Sócio-residente de Londres

As reformas realizadas nos últimos anos, e que foram consolidadas na esfera legislativa nacional, tornaram o Brasil um país com ambiente mais propício aos negócios, iniciando um movimento que fez com que o país ficasse mais atraente para o investidor em 2019.

Um dos exemplos de reforma é a Lei da Liberdade Econômica de 2019, que aumentou a segurança jurídica e reduziu burocracia nas relações comerciais e nos investimentos no Brasil, contribuindo assim para que o país retomasse força no âmbito do investimento internacional de longo prazo.

A partir de um olhar comprometido em entender as necessidades específicas de cada segmento, o Mattos Filho pôde contribuir para o sucesso de muitos novos investimentos no país, impulsionados pela retomada do crescimento econômico. “Em 2019, fomos constantemente consultados por empresas que não atuavam ou não tinham antes interesse em investir no Brasil, e que, ao verem a mudança de cenário, nos consultaram para entender o ambiente de negócios, o melhor jeito de investir”, conta Amadeu Ribeiro.

As trilhas de um futuro possível

As trilhas de um futuro possível

O escritório atua como uma orquestra congregando profissionais com alto nível de expertise em diferentes práticas, fazendo de nós especialistas em estruturar investimentos em diversos setores.


Ana Carolina Nomura
Sócia de Fundo de Investimento de Asset management

Quando se avaliam os investimentos estrangeiros no mercado nacional durante o último ano, bem como as oportunidades que foram abertas para que as companhias e fundos brasileiros captassem e investissem em outros países, destaca-se a importância de uma estratégia que contemple diversas especialidades, sendo capaz de avaliar todos os impactos e oportunidades de cada negócio.

Segundo a sócia Paula Vieira, é papel do escritório traduzir para uma só linguagem todas as vertentes relacionadas a um mercado ou empresa, ao mesmo tempo em que cria e oferece oportunidades por meio de uma estrutura horizontal formada por diferentes áreas jurídicas. Para ela, isso permitirá inclusive que os clientes tenham suporte em uma futura retomada da economia, após a crise provocada pela pandemia da Covid-19, tão logo os negócios voltem a patamares mais razoáveis. “Quando se tem uma visão capaz de sustentar estratégias de longo prazo, é possível ter mais histórias de sucesso”, explica.

A indústria de fundos de investimento no Brasil foi um exemplo de destaque em 2019. Segundo Ana Carolina Nomura, sócia de Fundo de investimento e Asset management, os ajustes legislativos feitos no mercado nacional propiciaram mais segurança jurídica aos investidores, e, em um futuro mais estável, poderão trazer novas oportunidades vindas de outros países e fundos estrangeiros. “O escritório atua como uma orquestra congregando profissionais com alto nível de expertise em diferentes práticas, fazendo de nós especialistas em estruturar investimentos em diversos setores. Somos pioneiros em muitas frentes, o que nos credencia a oferecer soluções inovadoras e alinhadas com as necessidades de negócios desses possíveis investidores “, conclui.

O escritório enxerga o papel do Brasil de forma otimista no cenário internacional, já que o país segue como a 10ª economia do mundo, dotada de um mercado consumidor muito relevante e com enorme potencial. Com conhecimento profundo do mercado, o Mattos Filho se posiciona como um hub completo de negócios para seus clientes, assessorando-os em todas oportunidades e desafios que possam encontrar no Brasil.

|
|