Olhar humano como engrenagem
para o crescimento

Olhar humano como engrenagem para o crescimento

Mattos Filho investe na cultura da gestão humanizada e programas de desenvolvimento contínuo para sustentar alta performance
de resultados

Mattos Filho investe na cultura da gestão humanizada e programas de desenvolvimento contínuo para sustentar alta performance de resultados

Trata-se de uma ação que se tornou um manifesto de como o escritório se importa com o ser humano em todos os sentidos. Não é possível dissociar performance, evolução de carreira e jornada de desenvolvimento profissional da saúde mental e psíquica dos indivíduos.


Renata Maiorino
Diretora de Desenvolvimento
Humano

Ao promover iniciativas que contribuem para o protagonismo dos profissionais, o Mattos Filho reforça seu posicionamento tendo um olhar plural às pessoas, por meio de pilares interdependentes, como atração e retenção de talentos, desenvolvimento contínuo, avaliações de desempenho e plano de carreira estruturado.

Para a diretora de Desenvolvimento Humano, Renata Maiorino, “a prioridade é fazermos uma gestão humanizada dos profissionais, peças centrais para um atendimento único e de excelência, oferecendo-lhes um equilíbrio maior entre seus objetivos pessoais e de carreira e mantendo-os alinhados aos valores do escritório e às necessidades dos clientes”.

A estratégia vai muito além da oferta de um plano de carreira ou pacote de benefícios competitivo. A proposta é perceber como as iniciativas formais e informais impactam cada uma das pessoas, respeitando as individualidades e promovendo o debate das jornadas desses profissionais no escritório.

Esse acompanhamento personalizado se mantém sob uma ótica ampla para a gestão e o desenvolvimento de pessoas em todas as fases profissionais e não se resume apenas a aqueles em início de carreira. A missão é ser um agente facilitador para o direcionamento e apoio do indivíduo nas transformações vivenciadas durante o tempo em que permanece no escritório, olhando a sua trajetória de ponta a ponta, desde a entrada como estagiário até o plano de aposentadoria dos sócios.

Ainda no viés de gestão, o Mattos Filho promove um fluxo intenso de comunicação no dia a dia para manter sócios, lideranças e equipes sempre alinhados, com o objetivo de garantir engajamento de todos em torno de aspectos atrelados à eficiência, trabalho em equipe, empreendedorismo e inovação, iniciativas essenciais para a manutenção do relacionamento duradouro com os clientes e, assim, para a sustentabilidade do negócio.

Sempre entendemos a importância de desenvolver capacidades além das que aprendemos na faculdade, especificando detalhes do Direito e trazendo temáticas complementares, entre assuntos técnicos e comportamentais, para nos tornarmos advogados cada vez melhores.


Marina Procknor
Sócia de Fundo de Investimento de Asset management

Em 2019, a frente de desenvolvimento organizacional expandiu e ganhou relevância ao contribuir para a construção de melhores práticas, além de um aprofundamento técnico e comportamental sobre temas que resultam em uma entrega cada vez mais assertiva e aderente ao cliente. O programa de educação corporativa, uma das frentes em que o Mattos Filho mais investe tempo e recursos, realizou, no último ano, um total de 323 horas de cursos em 102 temas diferentes, impactando tanto a área técnica quanto a administrativa.

“Entendemos a importância de desenvolver capacidades além das que aprendemos na faculdade, especificando detalhes do Direito e trazendo temáticas complementares, entre assuntos técnicos e comportamentais, para nos tornarmos advogados cada vez melhores. O desenvolvimento contínuo leva os profissionais a um patamar diferente de quando entraram no escritório”, explica a sócia Marina Procknor, da prática de Fundos de Investimento de Asset management que acompanha de forma próxima as ações de desenvolvimento de carreira no Mattos Filho.

O direcionamento das necessidades individuais de desenvolvimento e o olhar cada vez mais humanizado e plural para os profissionais, dentro da estratégia de desenvolvimento organizacional do escritório, são definidos a partir de um robusto sistema de análise de desempenho 360 graus. Em 2019, ele foi expandido para abranger, além de sócios, advogados e estagiários, também a área administrativa, levando em consideração que existem diferentes caminhos para potencializar a eficiência e excelência de cada um.

A metodologia do programa de avaliação de desempenho 360 graus transcende a relação hierárquica e engaja a todos ao longo do processo. O profissional avaliado tem à disposição planos de direcionamento de carreira, mentorias e oportunidades de desenvolvimento técnico e comportamental, que contribuem para o seu aprimoramento constante, bem como no crescimento do escritório.

Mattos Filho oferece programa contínuo para lidar com o tema de saúde mental e seus impactos no ambiente corporativo

Lançado em 2019, o Mind nasceu com o objetivo de promover iniciativas permanentes no âmbito dos cuidados e conscientização da importância da saúde mental dos profissionais. O tema, atual e de extrema relevância, é um desafio de todos que precisam conciliar, de maneira satisfatória, a relação entre as exigências da vida profissional e como elas se harmonizam às ambições, ideais e emoções pessoais.

“Trata-se de uma ação que se tornou um manifesto de como o escritório se importa com o ser humano em todos os sentidos. Não é possível dissociar performance, evolução de carreira e jornada de desenvolvimento profissional da saúde mental e psíquica dos indivíduos”, detalha a diretora de Desenvolvimento Humano, Renata Maiorino.

Com o apoio de especialistas em diferentes campos, o Mind oferece às equipes do Mattos Filho debates, treinamentos e fóruns de engajamento entre profissionais pautados por sete pilares: atividade física, alimentação saudável, interações sociais, emoções positivas, sono, treinamento cerebral e meditação.

No primeiro ano do programa, foi promovido um ciclo de palestras com autoridades nacionais e internacionais em temas relacionados à saúde mental. Como foi o caso do professor doutor Mário Sergio Cortella, considerado um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade, Jon Krop, fundador da Mindfulness for Lawyers; e o médico neurologista Rodrigo Carvalho, que tratou da prevenção ao estresse crônico.

Ao avaliar os primeiros resultados do Mind, há dois pilares estratégicos para os resultados positivos colhidos até aqui: o protagonismo do ser humano a partir de uma visão mais ampla; e a gestão (do tempo, pessoas e trabalho), que permitiu maior alinhamento e transparência entre sócios, lideranças e equipes sobre o tema. Profissionais enviaram relatos positivos à equipe de Desenvolvimento Humano, pois se sentiram acolhidos ou porque o programa abriu portas para aqueles que querem ajudar mais os que necessitam.

No longo prazo, espera-se que a iniciativa contribua para que a jornada do profissional do Mattos Filho seja mais proveitosa e sua vida, mais harmônica.

De olho em um futuro plural

Como a diversidade impactará a visão de longo prazo do Mattos Filho

Programa
Jovens talentos

A entrada de profissionais de uma nova geração traz um olhar mais colaborativo e menos hierarquizado, elementos positivos em um ambiente como o do Mattos Filho, que se renova constantemente.

Inserido em uma sociedade cada vez mais dinâmica e plural, o Mattos Filho desenvolve uma série de iniciativas que tem como objetivo potencializar a força da diversidade de pensamentos e de visões de mundo. Dessa forma, o escritório constrói uma visão inovadora para o Direito mantendo-se alinhado às principais demandas da sociedade, com a ampliação de horizontes por meio de diversos olhares e opiniões, que resultam em um melhor e mais eficiente atendimento aos clientes. Não há dúvidas de que a união de diferentes perspectivas seja capaz de potencializar os resultados.

A atenção para a atração e desenvolvimento de talentos é um dos aspectos estratégicos na construção desse futuro plural. Para tanto, o Mattos Filho investe no Programa Jovens talentos, que em 2019 teve sua quinta edição. A iniciativa tem como objetivo selecionar estagiários e trainees que serão preparados para se tornarem os profissionais do futuro, aptos a lidar com todas as esferas do Direito de forma humana e engajada com os valores e o propósito do escritório.

Em 2019, a iniciativa obteve cerca de três mil inscrições – maior número já registrado – e a contratação de 112 profissionais, que representam um crescimento de 60% em relação às admissões da primeira edição do projeto, em 2015. A chegada de uma nova geração traz um olhar mais colaborativo e menos hierarquizado, elementos positivos em um ambiente como o do Mattos Filho, que se renova constantemente.

O Mattos Filho lançou, em 2019, o SOMA Talentos, programa de ação afirmativa, que recruta estudantes de Direito de primeiro e segundo anos autodeclarados negros para que se desenvolvam ao participarem do time de profissionais do escritório.

Os aprovados, após eventos de integração e relacionamento, têm um plano de desenvolvimento de carreira que contempla atividades como acompanhamento por profissionais mentores, cursos preparatórios e treinamentos de educação corporativa, eventos de integração e relacionamento, além da oportunidade de atuar em casos complexos, vivenciar a rotina de um escritório full service, contribuir em ações de responsabilidade social e, até mesmo, após a efetivação como advogado, vivenciar o mercado internacional ao estagiar nos escritórios de Nova Iorque ou Londres.

Ao investir na possibilidade de uma inserção internacional de seus profissionais, o Mattos Filho faz com que talentos encontrem no escritório uma oportunidade para realizar o desejo da experiência acadêmica e profissional fora do Brasil, um dos principais anseios dos jovens.

Para avançar na equidade racial no mercado jurídico, o Mattos Filho lançou, em 2019, o SOMA Talentos, programa de ação afirmativa, que recruta estudantes de Direito de primeiro e segundo anos autodeclarados negros para que se desenvolvam ao participarem do time de profissionais do escritório.

O programa trata a diversidade como uma oportunidade de proporcionar representatividade em um mercado em que o tema ainda está em desenvolvimento. Segundo o Censo da Diversidade realizado em 2018 pela Aliança Jurídica pela Equidade Racial, somente 1% dos advogados dos escritórios de advocacia participantes se autodeclaram negros.

Em sua primeira edição, o SOMA Talentos recebeu ao todo 720 inscrições e aprovou 16 estudantes para atuar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por um período de dois anos, os escolhidos passam a trabalhar como assistentes jurídicos e são inseridos em um processo longo de mentoria e aconselhamento junto aos sócios e gestores do escritório, além de participarem das atividades cotidianas de diferentes áreas do Direito e de trilhas de conhecimento técnico e comportamental na frente de educação corporativa.

O principal propósito para o Mattos Filho nesse tema é ampliar os horizontes de um mercado jurídico ainda muito elitizado, uma vez que jovens negros, como os participantes do SOMA Talentos, precisam de oportunidade para desenvolverem todo o seu potencial e, assim, agregarem valor à sua trajetória e ao negócio. “É importante ressaltar que até aqui mais aprendemos do que ensinamos”, conclui Renata.

|
|