Foco no futuro: o compromisso Mattos Filho com a visão de longo prazo

Foco no futuro: o compromisso Mattos Filho com a visão de longo prazo

Como um modelo colaborativo, inovador e crescente, com autonomia e liberdade, convivendo com uma governança organizada, contribui para melhorar a entrega aos clientes e ter os profissionais engajados com o escritório

Como um modelo colaborativo, inovador e crescente, com autonomia e liberdade, convivendo com uma governança organizada, contribui para melhorar a entrega aos clientes e ter os profissionais engajados com o escritório

Tratamos com atenção as oportunidades que o mercado oferece ao negócio, assim como buscamos que os sócios e times atuem incentivados pela colaboração, trabalho em equipe e dinamismo. É por meio desse comportamento que a inovação alcança resultados melhores e mais objetivos.


Roberto Quiroga
Sócio-diretor

Com o olhar para o futuro consolidado na cultura do Mattos Filho, a capacidade de engajamento e colaboração de cada um dos sócios e dos mais de 1200 profissionais do escritório é peça central para oferecer um serviço aos clientes cada vez melhor.

É a partir dessa visão que o Mattos Filho apresenta os desafios que nortearão a próxima década do escritório. O objetivo será oferecer aos clientes uma assessoria jurídica que os coloque ainda mais no centro das atenções, entendendo seus problemas com profundidade e sempre focada em apresentar soluções customizadas.

Para isso, é imperativo investir para se ter os melhores profissionais e desenvolver o máximo de seus potenciais. Ao mesmo tempo, eles precisam estar alinhados e coesos em torno dos valores do escritório e dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Ao observar o potencial de crescimento do Mattos Filho no longo prazo, leva-se em consideração uma estratégia ambiciosa. “O Brasil é um país no qual ainda há muito por ser feito, haverá oportunidades de crescimento de negócios e realização de investimento na economia. Somando-se ao fato de que o Direito é dinâmico, sempre com novas normas e regulamentações, há muito potencial no mercado jurídico” explica o sócio-diretor Roberto Quiroga. Com isso, um escritório institucionalizado, com cobertura em múltiplas áreas do Direito de forma integrada, pode ocupar cada vez mais espaço, pois possui uma abordagem que consegue gerar alinhamento com o cliente e engajamento dos profissionais em torno de um projeto de escritório.

A atuação coletiva e a visão de longo prazo, duas fortalezas do escritório, são essenciais inclusive em momentos como o da crise causada pela pandemia.

Em 2019, o Mattos Filho passou a adotar um novo norte estratégico que contempla esse futuro, chamado Visão 2023. É um olhar de longo prazo, para o que o escritório quer ser daqui a alguns anos.

Para alcançar tais objetivos, o Mattos Filho desenvolve iniciativas que visam atrair os melhores talentos do mercado e promover um ambiente que possibilita o desenvolvimento contínuo focado nos desejos profissionais e pessoais de cada um. Nesse contexto, a habilidade e disposição para se adaptar e se reinventar são características desejadas.

A busca pelo aperfeiçoamento da estratégia na próxima década passa necessariamente por tomadas de decisão que terão impacto no futuro. A atuação coletiva e a visão de longo prazo, duas fortalezas do escritório, são essenciais inclusive em momentos como o da crise causada pela pandemia. Apesar de saber que decisões e providências de curto prazo e efeito imediato precisam ser adotadas, o Mattos Filho não desvia do pensamento o momento seguinte do escritório, tendo os valores institucionais como pilares de atuação.

Para tanto, são destacadas três frentes: a contribuição com o cliente para auxiliá-lo a pensar soluções jurídicas na fase de desafios e mudanças grandes em seus negócios; a preocupação latente com o bem-estar das pessoas que formam a força de trabalho do Mattos Filho, tanto profissional quanto pessoal; e a contribuição para a sociedade civil para que as pessoas mais afetadas tenham acesso mantido aos seus direitos básicos.

1.

A excelência, a dedicação e a disciplina na busca em ser o escritório de escolha de seus clientes e profissionais.

2.

Ser construtivo e respeitoso em suas relações. As interações com os públicos são pautadas pela confiança, transparência e cuidado, fundamentais para a construção de vínculos sólidos e duradouros.

3.

Criar oportunidades para contribuir com a atração, o desenvolvimento e a retenção de talentos, propiciando a construção de carreiras de longo prazo e a perenidade do negócio. É investindo nos profissionais que se consegue oferecer aos clientes sempre o melhor atendimento para cada demanda.

4.

Investir na força do coletivo e na visão de longo prazo. Pensar no escritório como uma instituição com iniciativas buscam a perenidade do negócio.

5.

Incentivar o pensamento livre, a criatividade e as novas ideias, pois, dessa forma, o escritório se mantém relevante no mercado, entregando soluções aderentes às necessidades dos clientes. Acreditamos que cada um de nossos profissionais é capaz de ajudar nessa construção.

Uma jornada com visão coletiva e pautada na colaboração

Uma jornada com visão coletiva e pautada na colaboração

O que permite que o escritório explore a totalidade do seu potencial é justamente a visão coletiva, que transforma o esforço pelo desenvolvimento de cada indivíduo na base de um crescimento global e de ampla colaboração.

Ao avaliar os aprendizados na primeira década do modelo societário e de governança adotado pelo Mattos Filho e seu impacto no posicionamento atual do escritório, é possível ter uma dimensão clara daquilo que contribuiu efetivamente para o crescimento – seja no âmbito técnico, ao oferecer uma série de iniciativas e suporte para que os times buscassem se desenvolver e se especializar cada vez mais, ou no desenvolvimento pioneiro das áreas administrativas, que trouxeram um grande diferencial competitivo e suporte para o crescimento acelerado do escritório.

Quando se trata do desenvolvimento técnico dos profissionais, é preciso considerar o investimento que o escritório fez em 2019 para expandir sua área de educação corporativa. Cursos de capacitação e aprimoramento, promoção de espaços para debates, trocas de experiências entre profissionais dos mais variados níveis e líderes referência em diferentes mercados, por exemplo, fortificam o atendimento capaz de entregar soluções inovadoras que contribuem diretamente com o negócio dos clientes.

Pensar no futuro vai além do incremento de processos, da automatização ou da tecnologia. É acreditar que a inovação é mais do que um aplicativo, um robô falando: ela é um valor para o escritório.

A importância da sua contribuição para a sociedade também é algo intrínseco ao modo como o Mattos Filho pauta sua atuação, encabeçando iniciativas sociais e fomentando essa cultura entre os profissionais. É mais uma frente que o escritório investe, ciente do poder da colaboração e do olhar genuíno para a sociedade. Para tanto, ganham relevância as iniciativas que tratam de equidade, inclusão e voluntariado corporativo, além do pro bono.

O que permite que o escritório explore a totalidade do seu potencial é justamente a visão coletiva, que transforma o esforço pelo desenvolvimento de cada indivíduo na base de um crescimento global e de ampla colaboração.

Agilidade e inovação como diferenciais de nossa cultura

Agilidade e inovação como diferenciais de nossa cultura

O hábito de empreender e inovar, alinhado à agilidade na tomada de decisões, fez o escritório menos resistente à mudança e permitiu arriscar sem grandes medos ou preconceitos.

Para a próxima década, está clara a necessidade de transformação e evolução sustentável do escritório, potencializada pelas mudanças e novas tendências que o mundo corporativo observou em consequência da recente crise. Para o Mattos Filho, pensar no futuro vai além do incremento de processos, da automatização ou da tecnologia. É acreditar que a inovação é mais do que um aplicativo, um robô falando: ela é um valor para o escritório. As novas ideias, o pensamento livre e a criatividade são fomentados em um ambiente que incentiva o desenvolvimento de seus profissionais e a busca por novas formas de atuação e de soluções.

“Tratamos com atenção as oportunidades que o mercado oferece ao negócio, assim como buscamos que os sócios e times atuem incentivados pela colaboração, trabalho em equipe e dinamismo. É por meio desse comportamento que a inovação alcança resultados melhores e mais objetivos para a transformação de ecossistemas, incluindo o mercado jurídico”, explica Roberto Quiroga, sócio-diretor do Mattos Filho.

O incentivo ao empreendedorismo e à inovação, presente nos valores do escritório, mostra como esses aspectos podem cooperar com os resultados da próxima década. Vários dos desafios que o Mattos Filho teve de lidar do dia para noite no cenário da pandemia trouxeram aprendizados que serão incorporados na rotina. Muitos melhorarão a forma de atuar ou mesmo o próprio funcionamento do mundo. O hábito de empreender e inovar, alinhado à agilidade na tomada de decisões, fez o escritório menos resistentes à mudança e permitiu arriscar sem grandes medos ou preconceitos.

O Mattos Filho também reinventou a forma pela qual mantém seu relacionamento com clientes, reiterando a capacidade multidisciplinar e colaborativa de atuação em mais de 30 práticas do Direito, com um único objetivo: oferecer um atendimento diferenciado, especializado e em busca da inovação sempre.

Com a sociedade em constante transformação, os tipos de problemas são outros, a maneira com que o Direito interage com as pessoas é modificada. Com isso, quanto mais rígida for uma organização, um escritório de advocacia, menor vai ser a capacidade de prestar um bom serviço para o cliente. O modelo de gestão do Mattos Filho proporciona o dinamismo que o mercado pede, de adaptação, de estar pronto para o novo.

Para entregar um resultado de alta performance e sustentável no tempo, é preciso ter pessoas com ambição profissional, que queiram ser referência no que fazem; e considerar a inovação quase um estado de espírito, um exercício mental de repetir para si o questionamento sobre o que mais pode ser feito para que eu me torne um profissional melhor, o que faço de melhor para um mundo cada vez melhor.

José Eduardo Queiroz (1970-2020)

|
|